Você sabia que...

O jogo de tênis pode ser individual ou em duplas, que podem ser masculinas, femininas ou mistas.

No início do aparecimento do esporte, as quadras eram em sua maioria de grama. Atualmente, as preferidas são as de saibro, sendo comum também as de cimento e já com o avanço tecnológico, as materiais sintéticos, como borracha e fibra de vidro.

Quadra - como podemos observar na figura, a quadra de tênis é um retângulo, com as seguintes medidas: 23,77m de comprimento por 8,23m de largura para simples e 10,79m de largura para duplas. A altura da rede central é de 0,915m. A rede é suspensa por um cabo metálico com aproximadamente 0,8cm de diâmetro. A quadra ainda é demarcada por linhas laterais e de fundo.
OBS.: as quadras usadas para jogos de simples e de duplas, deverão Ter dois postes de sustentação de rede, os chamados “paus de simples”, com uma altura de 1,07m.
Paralelamente à rede e de ambos os lados, estão as linhas de serviço (saque), que ficam a uma distância de 6,4m. O espaço existente entre a linha de serviço (saque), a rede e as linhas laterais é dividido ao meio por uma linha central perpendicular à rede, formando assim os retângulos do serviço (saque).

Teto - as quadras cobertas devem Ter uma altura mínima de 9m a partir da rede. Para eventos da ATP e Copa Davis essas medidas são de 12,19m.

Bolas - as bolas de tênis devem ser uniforme, de cor branca ou amarela. São de borracha, revestidas por lã misturada com náillon. Tem um diâmetro de 6,5cm e peso médio de 57gr. Os fabricantes oferecem hoje, bolas para determinados tipos de pisos, assim como com titanium. Veja mais sobre as bolas em números & curiosidades.

Raquetes - as dimensões foram definidas em 1981 pela FIT. Cabo mais bastidor deverá Ter até 81,28cm ou 32 polegadas. A parte encordoada deverá Ter até 39,37cm de comprimento ou 15,5 polegadas, por 29,21cm de largura ou 11,5 polegadas. Os tenistas encontram no mercado, raquetes construídas de diversos materiais e de pesos diferentes. O importante é saber para o seu tipo de jogo, qual a raquete adequada. Peça orientações a seu professor.

Regras e pontuação - A partida de tênis inicia-se com o saque. O sacador tem direito a dois saques, caso erre o primeiro. O saque (veja no ABC do tênis) é dado em diagonal. O jogador que ganhar seis games (veja no ABC do tênis) vence o set (veja no ABC do tênis). As partidas são disputadas em número de sets, previamente estabelecidos nos regulamentos, de acordo com o campeonato em disputa.

Contagem - Num game é a seguinte: o tenista que vence o primeiro ponto ganha 15, o segundo ponto conta 30 e o terceiro 40. Com o quarto ponto ganho, o tenista conquista o game. A partir de 2000, quando os tenistas estiverem empatados em 40x40, o recebedor escolhe o lado em que quer receber o saque e, quem fizer o ponto, ganhará o game. Anteriormente, era quem conseguia dois pontos sucessivos. Se os tenistas estiverem empatados em games 6x6, será jogado o tie-break (ver no ABC do tênis). Vence o tie-break o jogador que fizer os sete pontos primeiro.

Sorteio - A definição de quem irá executar o primeiro saque do jogo deve ser feita por qualquer forma de sorteio. O vencedor do sorteio pode optar por executar esse primeiro saque ou então escolher qual lado da quadra preferirá jogar o primeiro game, obrigando assim seu adversário a executar o primeiro saque do jogo.




 

Copyright © 2004 - Site Match Point - Todos os Direitos Reservados