Pergunta:
Quando um jogador efetua o saque "por baixo", deve o mesmo ser punido por conduta anti-esportiva?
Resposta:
Sempre que se discute este tema, o pensamento é levado a imaginar que o lance nos remete a uma situação não elegante no sentido de menosprezar o adversário. Não podemos nos esquecer que existe a hipótese de impossibilidade física e que por isto o lance está sendo efetuado daquela forma. Ora, pela regra 7 ítem C, não há restrições quanto à forma do saque ser executado. O sacador tanto pode efetuá-lo com a raquete golpeando de baixo para cima ( foco da pergunta ) quanto golpeando do alto para baixo. É claro então que o simples fato do jogador "sacar por baixo" não obriga necessáriamente o uso de advertência.

Pergunta:
Em que ponto da quadra deve sere colocado o pau de simples?
Resposta:
Este é um dos erros mais comuns encontrados na quadra. Entre outros itens, o pau de simples é peça obrigatória quando da disputa de uma partida de simples. Para sua colocação na quadra, deve-se medir 0,914 m da linha lateral da quadra de simples para fora, em direção à linha de duplas e aí está o ponto onde deve ser colocado a respectiva peça. O que ocorre de errado é que em alguns torneios, a medição é feita com o próprio pau de simples, que embora esteja no sentido correto, o ponto fica prejudicado pois o pau de simples mede 1,07 m , diferença pequena, mas fundamental no sentido de manter adequadamente a rede em sua altura regulamentar.

Waldir Gobbi
Árbitro Geral da FPT

Envie suas dúvidas para: play@matchpoint.com.br


Copyright © 2004 - Site Match Point - Todos os Direitos Reservados