O sacador deve esperar o recebedor se posicionar para o saque?

     Por mais incrível que possa parecer, neste momento o que mais atrapalha é o tal do "fair-play", pois nunca se sabe até onde o "meu"e o "seu" consegue chegar e em que grau de elasticidade. A regra diz que o recebedor joga no tempo do sacador (ponto.) O tempo do sacador para torneios da FPT (Federação Paulista de Tênis) e CBT (Confederação Brasileira de Tênis) é considerada em 20 segundos e para torneios ITP (profissionais) em 25 segundos. Significando que se o recebedor estiver pronto antes e/ou até este tempo, o sacador pode arremessar o saque. Lógico que em torneios onde nem um fiscal fica próximo à quadra, este problema tende a piorar caso esteja ocorrendo um jogo com pessoas que desconheçam estes pontos. É por isso que me referi anteriormente ao "fair-play", ou seja, saca ou espera? O melhor é sempre seguir a regra, pois gentilezas à parte, num momento de decisão da jogada, o que valerá em última instância é a regra.

Durante uma partida, se um dos jogadores ficar sem a raquete, o jogo deve continuar?

     O jogo continuará, pois o ficar sem a raquete, abre um espaço bastante grande para analisar situações que possam ter ocorrido, tais como: Escapou a raquete da mão e caiu no chão; O jogador jogou a raquete para um dos lados da quadra; A raquete quebrou; As cordas da raquete estouraram; Observe que, tanto o jogador que perdeu a raquete pode ter devolvido um bola e ter feito o ponto, quanto seu adversário poderá rebater esta devolução e marcar seu ponto.

Num jogo de duplas, o saque é arremessado e bate no adversário que está próximo à rede, antes de "pingar"no quadrante correto. É válido?

     O saque é válido e é ponto para o sacador. Esta situação é válida para o jogo de duplas, quanto para o jogo de simples. Vamos imaginar que num jogo de simples, o sacador "A" arremesse seu saque em direção à quadra de "B", em seu trajeto, antes de tocar no chão, a bola toca no "B" (recebedor) que para melhorar o "bolo", ainda está fora da quadra, mesmo assim o saque é válido e o ponto é dado para "A". Num jogo de duplas é a mesma coisa, incluindo aí também o parceiro do suposto "B ", que está esperando o recebimento do saque do seu parceiro, fora da área de saque, se a bola tocar nele, mesmo que não tenha tocado o chão, é ponto.

Waldir Gobbi
Árbitro Geral FPT

Envie suas dúvidas para: play@matchpoint.com.br




Copyright © 2004 - Site Match Point - Todos os Direitos Reservados