Porque os jogadores gritam ao arremessar a bola para o campo adversário?
É importante analisarmos o desenvolvimento de um golpe para que possamos entender os “gritos emitidos pelo tenista”. Então, vejamos:

 
Os golpes, no tênis, se desenvolvem através das seguintes fases:-
1) Posição de espera ou neutra;

2) Ativação e primeira rotação lateral - (no caso dos movimentos horizontais – forehand e backhand);

3) Movimento de preparação . Este ítem deve ser subdividido em:-
a) Pré-extensão - momento de geração de força.
b) Momento de carga – este momento prévio que desencadeia o movimento para o impacto é muito importante, já que é o instante onde se produz o máximo armazenamento de energia em todo o corpo.

4) Movimento de encontra à bola – é o momento onda a cadeia cinética inicia a transmissão de força desde o solo, de segmento à segmento, dos grandes aos pequenos músculos em forma sincronizada.

5) Momento de impacto - É o momento crucial de todo o golpe , quando de fato há a liberação de toda energia armazenada nas etapas anteriores;

6) Terminação – é a fase de desaceleração do golpe. Uma boa terminação libera a energia armazenada nas fases anteriores.

Assim, podemos concluir que no momento de desaceleração, todo o ar inspirado nas fases anteriores precisa ser exalado, liberado em conjunto com a energia acumulada anteriormente. Se o tenista estiver de boca aberta e quase sempre estará, até pelo esforço que exige maior quantidade de oxigênio, este ar será exalado com som. Daí o “grito do tenista”.

Márcia Cury
Técnica de Tênis

Copyright © 2004 - Site Match Point - Todos os Direitos Reservados