ABC do tênis

ACE - saque não rebatido pelo adversário que resulta em ponto.

APROACH - golpe normalmente efetuado na metada da quadra, quando o jogador se prepara para subir à rede.

ÁREA DE SAQUE - parte da quadra onde a bola lançada no saque deve tocar; tem 6,40m por 4,11m (largura).

ATP - Associação dos Tenistas Profissionais, entidade responsável pelo circuito profissional masculino.

BACKHAND - É o golpe utilizado quando a bola vem do lado esquerdo de seu corpo. Pode ser executado com 1 ou 2 mãos.

BATE-PRONTO - golpe que pega a bola perto do pé do tenista, assim que ela pinga.

BONUS POINTS - pontos extras que o tenista acumula depois de derrotar o jogador colocado entre os 200 do mundo.

BREAK-POINT - ponto que pode definir o game contra o sacador.

CABEÇA DA RAQUETE: a parte da raquete com que se rebate a bola.

CARPETE
- piso feito de material semelhante a um carpete, mais rápido que o saibro, mais lento que a grama. ?

CORAÇÃO DA RAQUETE: parte da raquete localizada diretamente debaixo do aro e que constitui o elo com o cabo

CBT - Confederação Brasileira de Tênis - órgão máximo no País.

CHALLENGERS - torneios cuja premiação vai de US$ 50 mil a US$ 125 mil, dão no máximo 100 pontos ao campeão.

CHAMPIONSHIP SERIES - torneios com premiação de US$ 626 mil a US$ 1,37mil, dão até 320 pontos ao campeão.

CONTAGEM - conta-se primeiro os pontos de quem saca. Em um game (subdivisão do set, que por sua vez forma o jogo), em vez de contar os pontos em 1,2,3,4, adota-se 15,30,40 e game. Se o sacador marcar primeiro, é 15 a 0, por exemplo.

COPA DAVIS - competição masculina por países, disputada em datas distribuídas no ano.

COPA DO MUNDO - torneio masculino com os oito tenistas do ranking que mais ganharam pontos ao final da temporada.

CORDA - fio de náilon ou tripa trançado na cabeça da raquete, entra em contato com a bola.

CRUZADA - bola lançada em linha diagonal, pode ser de direita ou esquerda.

DEVOLUÇÃO - golpe de rebatida do saque.

DEUCE: Igualdade de pontos ao final de um game. O mesmo que iguais em 40.

DRILLS: Exercícios sequenciais de golpes e/ou movimentos repetitivos durante os treinamentos.

DROP SHOT
- largadinha, a bola pinga próxima à rede.

DUPLA FALTA - saque fora da área adequada duas vezes, implica a perda do ponto.

DUPLAS - partida entre dois pares de jogadores.

EMPUNHADURA CONTINENTAL: Empunhadura geralmente utilizada para o saque e o voleio.É assim denominada porque começou a ser utilizada na Europa.É uma empunhadura intermediária entre a "Eastern"de direita e a "Eastern"de revés.

EMPUNHADURA EASTERN:
Empunhadura sumamente estável e sólida para os golpes de fundo. É assim denominada porque começou a ser utilizada na escola do Leste Americano. A mão se localiza sobre o cabo da raquete em posições distintas para a execução do golpe de direita e de revés.

ENCORDOAMENTO:
as cordas de tripa, nylon ou outros materiais sintéticos que constituem a superfície de rebatida da raquete.

FAULT - chamada do juiz d elinha para as bolas que pingam fora da área apropriada.

FED CUP - versão feminina da Copa Davis, era chamada de Federation Cup.

FOOT FAULT - ato de pisar na linha quando o tenista está sacando, implica a perda daquele saque.

FOLLOW-THROUGH - terminação do golpe.

FOREHAND - golpe básico executado nas bolas lançadas na direção da mão hábil do jogador, lado direito no destro, esquerdo no canhoto.

FPT - Federação Paulista de Tênis, órgão máximo no Estado.

FOOTWORK: (trabalho de pernas)- A habitilidade de deslocar-se a executar movimentos para que o corpo esteja corretamente posicionado para rebater a bola da forma mais eficaz possível.

GAME - subdivisão de um set da partida, é formado por quatro pontos, ver “contagem”.

GAME POINT - ponto que pode definir o game a favor do tenista que está sacando.

GAME-SET-MATCH - chamada do juiz de cadeira, feita oralmente, depois do último ponto da partida.

GRAMA - piso em que a bola “desliza”, torna o jogo rápido, sendo a mais famosa a de Wimbledon.

GRAND WILLY - Nome dado ao golpe em que se bate na bola por entre as pernas, de costas para a rede, geralmente na defesa de um lob. Nome é homenagem ao argentino Guillermo Vilas.

GRAND SLAM - aberto da Austrália, da França, em Roland Garros, dos EUA e Wimbledon, os quatro mais importantes.

GRIP - fita emborrachada colocada na empunhadura da raquete para ela não escorregar.

IGUAIS - empate no game.

INDOOR - quadra coberta.

ITF - Federação Internacional de Tênis, responsável pelo Grand Slam, a Copa Davis, a Fed Cup e pelo ranking mundial juvenil.

JOGO - pode ser disputado em melhor de três ou de cinco sets.

JUIZ DE CADEIRA - comanda o jogo, tem autoridade para decidir o vencedor dos pontos, está acima dos juízes de linha .

JUIZ DE LINHA - observam as linhas e apontam, oralmente, a bola que sai da quadra.

LET - quando dita por um juiz de linha durante um saque, significa que a bola bateu na rede antes de atingir a área apropriada, e o tenista repete o saque, se a bola bater na rede e tocar fora da área apropriada, o tenista perde aquele saque.

LIFTADO: Efeito que se aplica à bola para gerar uma rotação para frente durante seu vôo.

LOB - bola que encobre o adversário quando este se aproxima da rede.

LOVE: Termo em inglês que significa o zero da contagem. Dizem que derivado do francês l'oeuf (ôvo).

MASTERS - a versão feminina da Copa do Mundo, mas disputada por 16 tenistas.

MATCH POINT - ponto que pode definir o jogo.

NET - rede.

OVER RULE - quando o juiz de cadeira contraria o de linha.

OUT: (fora) - erro cometido quando a bola rebatida pelo jogador aterriza fora dos limites da superfície do jogo.

PARALELA - bola rebatida em linha paralela.

PASSADA - bola que ultrapassa o jogador que subiu à rede.

PNEU - Termo criado no Brasil para designar uma derrota por 6/0. A derrota por duplo 6/0 é chamada de "bicicleta".

PONTO - é necessário obter, no mínimo, quatro, 15,30,40 e game, para ganhar um game.

PRIMEIRO SERVIÇO - primeira tentativa de colocar a bola em jogo, com um saque.

QUADRA - área do jogo, que mede 23,77m por 8,23m nas partidas simples, nas duplas, mede 23,77m por 10,97m.

RANKING - classificação do tenista com base em resultados obtidos nos 12 meses anteriores.

RAQUETE - instrumento básico do tênis, pode ser de grafite, metal, carbono ou madeira.

REDE - divide a quadra em duas metades, tem altura de 0,916m no meio e 1,07m nas pontas.

REVÉS - ver “backhand”.

ROUND ROBIN: (um contra todos) forma de disputa em que cada jogador deve enfrentar todos os participantes.

SAQUE - Golpe que abre a disputa dos pontos, executado atrás da linha de fundo com a bola jogada sobre sua cabeça. Deve bater no quadrado oposto e pode atingir 230 km/h.

SAIBRO - piso de terra batida, torna o jogo mais lento.

SWING - movimento de preparação do golpe. SAQUE - lançamento da bola que a coloca em jogo.

SATÉLITES - circuitos da ITF em quatro semanas, contam pontos para os rankings da ATP ou WTA, depois da última semana, dão até US$ 25mil.

SEGUNDO SERVIÇO - Segunda e última chance para colocar a bola em jogo, sacando.

SERVIÇO - ver “saque”.

SET - tem, no mínimo, seis games. Vence quem chegar a 6 games primeiro com vantagem de dois ou a 7 games primeiro.

SET POINT - ponto que pode decidir o set.

SIMPLES - partida de disputa individual.

SINTÉTICA - piso de material sintético: cimento ou lisonda.

SLICE - efeito imprimido à bola, defensivo, com batida que a pega de cima para baixo.

SMASH - movimento ofensivo similar ao saque, em que o jogador pega a bola na descendência, geralmente próximo à rede.

SUPER 9 - os nove torneios mais importantes do circuito masculino, depois do Grand Slam, dão até US$ 2,25 milhões.

T (Te): Cruzamento das linhas - o ponto do centro da quadra determinado pela encruzilhada da linha central com a linha de saque.

TIE-BREAK - desempate quando o set está 6 a 6. Para vencer, o tenista precisa de pelo menos sete pontos ou dois a mais que o oponente. A contagem não é feita em 15,30,40, mas em 1,2,3,4...

TENSÃO:
(tensão das cordas) - libras colocadas no encordoamento.

TOSS - lançamento da bola para o saque.

TOP SPIN - efeito imprimido pelo tenista à bola durante a batida, ofensivo, faz a bola rotacionar de baixo para cima, ganhando força.

VANTAGEM A FAVOR - placar do game quando, depois de empate em 40 iguais, o sacador ganha o ponto seguinte e fica a mais um de vencer aquele game, se perder, volta a iguais.

VANTAGEM CONTRA - quando , depois de empate em 40, sacador perde ponto e deixa o rival a um de vencer o game.

VOLEIO - golpe que corta a bola antes que ela pingue, efetuado normalmnte próximo à rede.

WARNING - advertência do árbitro a jogador por má conduta ou quebra de regras.

WINNER - bola indefensável, lançada com muita força e que termina o ponto.

WORLD SERIES - torneios cuja premiação vão de US$ 175 mil a US$ 1,37mi, dão no máximo 250 pontos ao campeão.

WTA - Associação das Mulheres Tenistas, responsável pelo circuito profissional feminino.

ZIQUIZIRA - Nome popularmente dado a um efeito pouco comum, em que a bola é golpeada com underspin tão forte que, ao pingar no chão, volta para o lado do jogador que a golpeou.

Fonte Folha de S.Paulo